Mais de 60% dos brasileiros não estão se planejando para a aposentadoria

Tempo de leitura: 5 minutos

Mais de 60% dos brasileiros não estão se planejando para a aposentadoria

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, mais de 60% da população brasileira ativa economicamente não estão se planejando para a aposentadoria, contando apenas com o benefício que será concedido pelo INSS, quando parar de trabalhar.

O estudo indica que 74,1% dos trabalhadores contribuem de alguma forma para o INSS, seja como assalariado ou autônomo, mas, excluindo a previdência pública, seis a cada dez entrevistados disseram não fazer nenhum tipo de investimento visando à aposentadoria.

Segundo a economista-chefe do SPC, Marcela Kawaut, a pesquisa confirma uma impressão já corrente entre os especialistas: os brasileiros não se previnem contra a redução de renda que terão quando precisarem parar de trabalhar. “E quanto mais velhos, mais caros os planos de saúde e maior a propensão a ter problemas de saúde que necessitem remédios caros”, alerta.

Além de o benefício do INSS ter um valor bastante reduzido em relação à renda ativa, a economista destaca que a aposentadoria pública pode vir a se tornar ainda mais restrita com as mudanças na Previdência Social hoje discutidas pelo governo. Por essa razão, é recomendável algum tipo de aplicação que possa prover um complemento financeiro no futuro.

Segundo a pesquisa Faltam recursos

Mais que a desinformação, contudo, o estudo revela que a falta de recursos é a principal razão para o brasileiro não se preparar para uma aposentadoria condizente com sua condição de vida atual.

“Infelizmente, não faço nada porque não sobra dinheiro”, disse Cintia Borges, massoterapeuta de 45 anos que mora em Brasília, possui carteira assinada e tem dois filhos. Diz ela “Gostaria muito, porque não dá para contar com o INSS. Por isso, nem passa pela minha cabeça essa ideia de se aposentar, de parar de trabalhar.”

É o que pensam 38,8% dos entrevistados, que disseram já imaginar uma queda no padrão de vida caso se aposentem. Outros 13,3% consideram que nunca poderão parar de trabalhar.

Dos entrevistados que responderam que fazem algum tipo de reserva, além do INSS, para incrementar a renda ao se aposentar, 19,2% disseram colocar dinheiro na poupança. Apenas 6,2% das pessoas revelaram contribuir para algum programa de previdência privada, e 6,1% responderam investir em imóveis. O valor médio dessa reserva é de R$ 258,00 por mês.

Bem a pesquisa SPC deixa bem clara a terrível situação dos brasileiros hoje em relação a planejamento e se preparar para se aposentar e ainda me deixa perplexo com o fato de que:

38,8% já sabem que terão que baixar seu padrão de vida;

13,3% já sabem que nunca poderão parar de trabalhar;

E pra piorar a falta de educação financeira faz com que 19,2% aplique seu dinheiro em caderneta de poupança que vem perdendo poder de compra, pois está perdendo para a inflação e 6,2% estão investindo em previdência privada que na sua grande maioria carrega altas taxas de administração que corrói boa parte da rentabilidade dos seus investimentos.

O fato é que eu acredito que uma andorinha na mão é melhor do que duas voando, você concorda comigo?

E portanto eu acredito sim que é possível planejar a sua aposentaria, agora um detalhe, quanto mais cedo você começar melhor será para você, menos você terá que poupar e investir, pois quanto mais você deixa o tempo passar mais alto terá que ser o valor e mais você entrará nos mais de 60% que não se preparam para a aposentadoria.

O importante é você começar a investir mesmo que seja com 30 reais, isso mesmo, quem não consegue economizar 30 reais por mês?

Tenho certeza que se der uma mexidinha aqui e outra ali vai sobrar até mais não é mesmo?

E você sabia que se você poupar 30 reais por mês daqui a 30 anos você terá 105 mil reais guardados? E se você daqui uns 10 ou 15 anos for um pouco mais ousado e investir em outros produtos e imóveis, por exemplo, pode até triplicar este valor de 105 mil?

E eu estou falando de você investir estes 30 reais em aplicações com renda fixa, com total segurança e com perfil conservador.

Se você gostou da ideia e acha que é possível iniciar o investimento para poder se aposentar, mesmo que seja com 30 reais, então você tem que conhecer a nova poupança, não, não estou falando da famosa caderneta de poupança e tão pouco da previdência privada, estou falando do Tesouro Direto.

Quer saber mais? Então acesse aqui e assista ao vídeo que explico o que é, como funciona e o que você tem que fazer para começar a investir no Tesouro Direto com pouco capital, ou seja, a partir de 30 reais.

Não perca mais tempo comece a planejar, ou melhor, a executar sua aposentadoria a partir de AGORA!

E se você gostou deste artigo e acredita que ele possa fazer diferença na vida de seus familiares e amigos, compartilhe com eles.

E deixe aqui abaixo nos comentários se você já investe para sua aposentaria e em que você investe hoje, combinado?

Fico por aqui e não esqueça, acesse aqui o vídeo onde explico o que é, como funciona e o que você tem que fazer para começar a investir no Tesouro Direto.

Um grande abraço .

E lembre-se Liberdade Financeira é Uma Questão de Escolha

 

João Aliardi

Educador Financeiro

PS: Você já conhece meu canal no Youtube? Lá eu dou muitas dicas e informações para ajudar as pessoas a conquistarem a sua Liberdade Financeira, se ainda não assinou assine e clique no sininho também pois assim você é notificado cada vez que eu subir um vídeo novo no canal, faço isto normalmente as terças e quintas feiras e quando tem algum assunto importante.

Clique aqui para ir para o canal do Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *