Sua atitude hoje vai determinar sua aposentaria no futuro

Tempo de leitura: 3 minutos

Pensar em sua aposentadoria hoje é um ato de inteligência

Estudos feitos pelos pesquisadores Harold Elder e Patrícia Rudolph, da Universidade de Alabama, mostram que pensar hoje em sua velhice e participar de atividades de planejamento financeiro para ela têm um impacto positivo significativo na satisfação com a aposentadoria.

Essa constatação é resultado do diagnóstico destas pesquisas de que enquanto envelhecemos a nossa renda vai diminuindo e que pensar hoje no amanhã tornou-se uma decisão estratégica para uma vida de paz e tranquilidade na velhice.

De acordo com o IBGE, existem hoje aproximadamente 26 milhões de idosos no Brasil, representando em torno de 13% da população.

E dados do Instituto Brasileiro de Economia da FGV e da Fipecafi mostram que nem sempre nessa faixa etária o reajuste acompanha a inflação.

Ou seja, o poder de consumo fica cada vez menor, e o idoso, na maioria das vezes, não tem como trabalhar e nem fazer algum tipo de atividade que aumente a sua renda, ou pelo menos que recomponha o seu poder de compra.

Isso pode tornar essa fase da vida mais triste, dolorosa e angustiante. Além de tornar-se um problema social muito sério uma vez que temos uma grande quantidade de idosos no país.

Para edificar uma vida digna na velhice é importante que desde jovem haja uma preparação para garantir a aposentadoria. E pensar em suas finanças deve fazer parte desta programação.

É fundamental esse planejamento financeiro uma vez que, além de sua renda diminuir, os gastos neste período, como um bom plano de saúde, de alimentação selecionada e com remédios, são muito maiores. E o pior: não podem ser cortados.

Mas infelizmente os dados não são animadores quando falamos em planejamento financeiro para a aposentadoria.

Uma pesquisa do instituto do envelhecimento da Universidade de Oxford mostra que 48% dos brasileiros de classe média entre 40 e 49 anos não estão preocupados em sobreviver financeiramente na aposentadoria.

E eles também acreditam que a sua principal fonte de renda nesta etapa da vida será proveniente do Governo.

Essa dependência governamental é muito grave, não podendo confiar única e exclusivamente no INSS em um país como o nosso.

Diante disso, é importante você iniciar por conta própria o seu planejamento financeiro se realmente quiser uma vida melhor quando for se aposentar. Isso é um ato de extrema inteligência.

Se você gostou deste artigo e acredita que possa ajudar outras pessoas como seus familiares e amigos, compartilhe com eles e não se esqueça de deixar aqui a baixo nos comentários o que você achou deste artigo e se quiser deixar alguma sugestão de assunto para os próximos artigos, farei o máximo para retribuir com um belo artigo sobre o assunto, ok.

Fico por aqui, grande abraço.

E lembre-se Liberdade Financeira É Uma Questão De Escolha.

João Aliardi

Educador Financeiro

PS: Você já conhece meu canal no Youtube? Lá eu dou muitas dicas e informações para ajudar as pessoas a conquistarem a sua Liberdade Financeira, se ainda não assinou assine e clique no sininho também pois assim você é notificado cada vez que eu subir um vídeo novo no canal, faço isto normalmente as terças e quintas feiras e quando tem algum assunto importante.

Clique aqui para ir para o canal do Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *